grupoempresarialrs
(51) 3085-8001 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ABERTURA DE EMPRESAS
BIBLIOTECA DE GUIAS

Benefícios da Contabilidade


Alguns empresários não visualizam o registro contábil como um aliado, por conta disso, não utilizam a referida como ferramenta que atende os ditames do fisco e serve para a gestão. Entenda melhor o tema, pois não se trata de preciosismo de "contador certinho."

Um dos benefícios de uma contabilidade com a realidade expressa em números é a possibilidade do empresário poder olhar rapidamente um Balanço ou Balancete e, ter em mãos algo sólido para se basear numa tomada de uma decisão, seja: voltada para a economia num determinado item do balanço; para tomada de decisão sobre um investimento ou ainda para decidir onde cortar despesas por economia, entre outros. Trata-se de dados que podem ser avaliados em um tempo muito curto e no conforto de sua mesa de trabalho, além de ser útil para um planejamento tributário.

 

Para uma correta contabilização, o empreendedor precisa fornecer os documentos necessários para que o seu contador. Tudo precisa ser lançado sem demoras (despesas de outubro, devem ser entregues ao contador em primeiro de novembro, ou seja, na próxima cmpetência), desde o contrato de compra de um prédio até a nota de um xerox feito numa tabacaria ou ainda, o abastecimento num posto de gasolina. E acredite, isso não é preciosismo extremo. Vejamos: não existe café mais ou menos bem feito: ou é bem feito ou mal feito. Mas, sabemos que às vezes pegamos um táxi - por exemplo e, na pressa esquecemos de solicitar o recibo. Quem nunca esqueceu?

 

Longe de sermos exagerados, o ponto principal dessa pauta é evidenciar do que vai adiantar você pensar que teve um lucro alto, por exemplo, se esqueceu de pegar notas de inúmeras despesas. Estas pequenas despesas esquecidas, se somadas podem não ser irrisórias e formariam com suas inclusões, outro resultado, que pode até ser até negativo. Ou seja, você se ilude que lucrou e está no prejuízo.

 

Falta de lançamentos de notas/documentos fiscais, geram erros fatais, como por exemplo: o empresário pode, em cima da análise do Balanço, ter tomado uma decisão errada e comprado algo que podia esperar; ou ainda sem querer, gerar uma decisão equivocada no banco que analisou pelo Balanço a saúde financeira de sua empresa ou mais ainda, naquela licitação que você participou seus índices positivos - de capacidade financeira - não estavam certos.

Sem o cuidado de lançar todos os documentos, a contabilidade de sua empresa não expressará a realidade, logo não servirá para nada e fora os riscos fiscais - que nem entro no mérito agora - não terás um material útil para nenhum uso como: a) Contabilidade para fins fiscais; b) Contabilidade para fins de fornecimento de dados às instituições bancárias; c) Contabilidade para participar de licitações ou preencher requisitos cadastrais ou ainda d) Contabilidade para fins de gestão.

Tudo precisa ser lançado na contabilidade de uma empresa: desde o contrato de compra de um prédio até a nota de um xerox feito numa tabacaria ou ainda, o abastecimento num posto de gasolina.

Escrito por
Assessora Tributária

Bem assessorado, sua chance é maior
Abra sua empresa agora

Você já tem uma empresa, mas não está satisfeito com seu contador? Conheça o Grupo