grupoempresarialrs
(51) 99584-8189 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ABERTURA DE EMPRESAS
BIBLIOTECA DE GUIAS

Como abrir uma empresa


Pensando em abrir uma empresa e nem sabe por onde começar? Bom, vamos falar em suma: de habilidades que você precisa ter como empreendedor em sua área de atuação; da necessidade de pesquisa para seu negócio alavancar no caminho certo; da importância de uma assessoria para o registro de sua empresa.

Hoje vamos falar de novos negócios! Você está pensando em abrir uma empresa e nem sabe por onde começar? Bom, vamos falar em suma: de habilidades que você precisa ter como empreendedor em sua área de atuação; da necessidade de pesquisa para seu negócio alavancar no caminho certo; da importância de ter a assessoria certa para que você entenda sobre os impostos economize dentro da Lei e para que calcule certo seu preço de venda;

 

Passo 1 - HABILIDADES

Avalie se conhece bem o segmento de atuação e se mantenha em busca de aconselhamentos de bons mentores (profissionais que você admira), neste segmento que vais atuar. Liste suas melhores habilidades e veja o que ainda falta para desenvolver bem o trabalho. Busque desenvolver o que falta nestas habilidades cruciais para o negócio e/ou complemente em formato de parcerias com profissionais ou empresas. Além do exposto, saliento por importante, que cursos nunca são demais. Uma boa opção onde podes encontrar cursos - inclusive alguns gratuitos - é no SENAC RS. Um exemplo de curso livre, que você pode conferir se ainda está em aberto, além de outros, é o seguinte: Empreendedorismo de Sucesso, pois o curso capacita a aplicação de princípios de empreendedorismo utilizando ferramentas estratégicas de gestão, bem como a ação de forma autônoma, com visão sistêmica e comprometimento, visando ao desenvolvimento pessoal e a administração do próprio negócio. Aborda conhecimentos como "o que é um empreendedor", "o que é uma administração empreendedora", "que tipos de órgãos de fomento existem" entre outros conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional.

 

Passo 2 - PESQUISA

Agora é hora de analisar o mercado, conversar com consumidores entender a real necessidade do serviço bem como do diferencial que estás propondo. Esta pesquisa pode ser informal, mas é muito importante para que possas compor uma média. No livro A Sabedoria das Multidões (The Wisdom of Crowds), o escritor James Surowiecki afirma que a agregação de informação em grupos, resultando em decisões são quase sempre melhores que a decisão feita por um dos indivíduos do grupo. Uma das histórias do livro relata a surpresa de um indivíduo ao perceber que a multidão em uma feira do condado, supôs exatamente o peso de um boi quando a média de suas suposições foi calculada. A média estava mais perto do peso verdadeiro do boi do que as estimativas da maioria dos membros da multidão, e também mais perto do que algumas das estimativas separadas feitas por peritos em gado. Capriche na pesquisa e terás respostas mais precisas!

 


Passo 3 - ASSESSORIA PARA REGISTRAR UMA EMPRESA

O contrato de abertura de uma empresa deve ser elaborado por um contador porque é um contrato societário, cuja elaboração correta necessita de conhecimentos contábeis, fiscais e societários (não confunda com outros tipos de contrato como de aluguel, de venda de imóvel pois estes por exemplo, são advogados que elaboram). Existem uma infinidade de tipos de contratos, por isso é importante que você fique à par que para abertura de uma empresa, estamos falando de um contrato societário que envolve conhecimento de impostos, enquadramentos tributários favoráveis para sua empresa, cálculo de preço de venda e demais dicas para você empreendedor começar e/ou se manter certinho com o fisco e no caminho do lucro. Pergunte todas as suas dúvidas e lembre-se que nenhuma pergunta é simplória, ele é o assessor e você o assessorado, logo toda e qualquer pergunta sua é uma dúvida importante a ser sanada.

 

Passo 4 - MARCA

Bom, se já escolheste teu contador e ele está te orientando quanto aos enquadramentos melhores para o caso de sua empresa e já solicitou os documentos necessários (identidade autenticada dos sócios, comprovante de endereço...), agora é hora de pensar sobre o quanto o nome de sua empresa é importante, a ponto de não arriscar a perdê-la. Por que menciono este detalhe? Para ter exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda um logotipo que o identifique, você precisa registrar uma marca para não correr o risco de um dia alguém registrar antes e vir a exigir que você troque o nome que estás usando. Seria uma injustiça, porque você sabe que ela era sua ideia, mas o Instituto Nacional da Propriedade Industrial considera que dono quem faz o referido registro. Então se o nome que você usa é importante para você, a ponto de não querer perde-lo, dê atenção a este detalhe.

 

NÃO BRINQUE DE "FAÇA VOCÊ MESMO"

Se o seu sucesso depende de seus acertos, faça só o que sabe e se assessore para o que não sabe. Exclua de sua vida o "faça você mesmo" de tudo o que não domina. Falando nisso, eu por exemplo, poderia me aventurar numa tentativa de trocar a instalação elétrica de meu apartamento, afinal pensaria que só preciso de fios, fita isolante e era isso, só que não! Quanto me custará se eu explodir o meu apartamento, colocar em risco a vida de pessoas e ainda provavelmente explodir os apartamentos vizinhos ao meu? Pois bem, parece lógico, mas então porque tantos precisam colocar o dedo na tomada para aprender? Uma escolha de tributação errada gera prejuízos e custos maiores, seja por desconhecimento da lei ou por má interpretação dela e vão certamente gerar multas que podem chegar a R$ 5.000 ou mais, decorrentes de erros, falta de entrega de declarações mensais ou anuais ao fisco. Então escolha direito este contador parceiro de seu negócio, pois os legisladores não cansam de alterar as Leis e haja paciência para as edições, reedições e tudo o mais! Então, mantenha-se bem assessorado e gaste sua energia focando no seu negócio! 

Escrito por

Bem assessorado, sua chance é maior
Abra sua empresa agora

Você já tem uma empresa, mas não está satisfeito com seu contador? Conheça o Grupo